Estruturas de poços quânticos múltiplos de InGaAs/InAlAs para modulação de amplitude
:: Referências :: Outros projetos
Estudamos detalhadamente estruturas de poços quânticos múltiplos de InGaAs/InAlAs para aplicação em moduladores de amplitude baseados no efeito Stark confinado. As estruturas de MQW foram crescidas por MOVPE com poços quânticos de diferentes espessuras e com diferentes concentrações de In na liga. Através de medidas de fotoluminescência e de difração de raios-x e com o auxílio de um cálculo da equação de Schrödinger dentro da aproximação de massa efetiva foi possível determinar com precisão a espessura dos poços e das barreiras, a composição da liga dos poços, a energia de transição óptica mais baixa e a diferença de energia entre as transições ópticas que envolvem buracos leves e buracos pesados. Esses dados estão representados na figura 1.
Medidas de fotocorrente em função da voltagem externa aplicada e de absorção permitiram determinar vários parâmetros relacionados com o desempenho do modulador de amplitude, tais como: razão de contraste, perdas de inserção, parâmetro de chirp, independência da polarização, deslocamento Stark e variação na absorção por volt aplicado. Valores record para algumas figuras de mérito foram obtidos.
Fig. 1 Largura do poço quântico (w) vs. concentração de Ga (x) da menor energia de transição dos poços quânticos. Cada curva corresponde a uma emissão com comprimento de onda diferente, onde a diferença de uma curva para a outra é de 10 nm. As curvas superior e inferior correspondem a emissões em 1.45 µm e 1.55 µm, respectivamente. A curva mais grossa corresponde a emissão em 1.49 µm. A linha pontilhada representa a espessura do poço quântico vs. a concentração de Ga que resulta na degenerecência das energias dos buracos pesados e leves (Ds = 0). O circulo aberto mostra onde as curvas representando a emissão em 1.49 µm e Ds = 0 se cruzam. Os pontos representam as amostras investigadas.
Além disso, simulações da absorção dessas estruturas semicondutoras são feitas calculando a estrutura eletrônica através de uma hamiltoniana de Luttinger-Kohn 4x4. São levados em consideração a interação excitônica, a tensão nas camadas e a dopagem residual. A partir da absorção obtemos os parâmetros relativos ao desempenho do dispositivo. Simulações da propagação do feixe através do guia de onda são feitas utilizando o método do índice efetivo e BPM.
Os resultados obtidos se encontram disponíveis nas seguintes referências:
Amplitude Modulators based on the Stark Effect
P. L. Souza, M. P. Pires, B. Yavich, F. Racedo and C.V-B. Tribuzy
Microelectronics Journal 33, 341-348, 2002
Chirp parameter for InGaAs/InAlAs multiple quantum well amplitude modulators near polarization independence
M. Pamplona Pires, B. Yavich e P. L. Souza
Applied Physics Letters, 75, 271, 1999 e apresentação no XXII ENFMC, São Lourenço, MG, Brasil, maio de 1999.
On the optimization of InGaAs/InAlAs quantum well structures for electro-absorption modulators
M. Pamplona Pires, B. Yavich, R. G. Pereira, P. L. Souza e W. Carvalho
Apresentado na 11th International Conference on Superlattices, Microstructures and Microdevices, Hurghada, Egito, julho de 1998, IEEE Journal of Lightwave Technology 18, 598, 2000.
Improved determination of heavy hole mass in InGaAs quantum wells.
M. Pamplona Pires
Apresentação no 9th Brazilian Workshop on Semiconductors Physics, Belo Horizonte, MG, Brasil, fevereiro de 1999.
Measurement of heavy and light hole masses in InGaAs/InAlAs quantum wells
M. Pamplona Pires, T. Y. Chang e N. J. Sauer
Brazilian Journal of Physics, 27/A, no. 4, 223 , 1997 e apresentação no 8th Brazilian Workshop on Semiconductors Physics, Águas de Lindóia, SP, Brasil, fevereiro de 1997.
Insensitive polarization waveguide amplitude modulator on strained InGaAs/InAlAs MQW
F. Racedo N., M. Pamplona Pires, L. C. D. Gonçalves, B. Yavich e P. L. Souza
Apresentação no XXII ENFMC, São Lourenço, MG, Brasil, maio de 1999.
InGaAs/InAlAs Strained Multiple Quantum Wells for Efficient Amplitude Modulators
C.V-B. Tribuzy, M. P. Pires, P. L. Souza e B. Yavich
IEEE Transactions on Microwave Theory and Techniques 52, 1592-1597 (2004).